Ranzinza.blogspot - 1001 motivos para odiar a humanidade
Preferidos
[ 18.6.09 ]

Medo de que?


Esses são os que me vem de cabeça: Nelson Rodrigues, Millôr Fernandes, Luis Fernando Veríssimo, Antônio Maria, Sérgio Cabral (pai), Armando Nogueira, Otto Lara Resende e Sérgio Porto. O que eles têm em comum? Todos foram ou ainda são jornalistas. Outro ponto que os une é a falta de um diploma de jornalismo.

Muita gente de redação reclamou da medida do Supremo de derrubar a exigência do diploma para o exercício do jornalismo. Não vejo porque a chiadeira. Quem tem talento para apurar e escrever, pode prescindir do diploma (vide os exemplos acima). E não será um título que dará a qualquer pessoa as qualidades que farão um incapaz virar um bom jornalista. Quem tiver competência, fica; quem não tiver, roda. É assim com uma penca de profissões.

Se os jornalistas diplomados têm - teoricamente - mais embasamento teorico para o ofício, a concorrência com quem não tenha o mesmo preparo não devia incomodá-los. Agora, se o medo é de que apadrinhados não-jornalistas comecem a tomar suas vagas nos jornais, é diferente. Aí, a revolta com o fim da exigência do diploma deixa de ser corporativismo para virar inocência. Ou alguém acha que os apadrinhados já não povoam as redações desde que o mundo é mundo?


Quem for bom não tem o que temer.
|
Comments:
<$BlogCommentBody$> # posted by <$BlogCommentAuthor$> : <$BlogCommentDateTime$><$BlogCommentDeleteIcon$>
<$BlogItemCreate$>

Visitem Tem novidade no Chaos


Os arquivos do antigo Hanz