Ranzinza.blogspot - 1001 motivos para odiar a humanidade
Preferidos
[ 7.7.04 ]

Vanguardas...


Deu no Grobo:

"Concerto mais longo da história avança duas notas

O concerto mais longo do mundo, executado em uma igreja abandonada na cidade alemã de Halberstadt, avançou mais duas notas anteontem: já se passaram três anos, faltam 636. Um mi e um fá vieram reunir-se ao sol sustenido, ao si e a outro sol sustenido que eram tocados desde fevereiro de 2003 no concerto "Organ2/ASLSP" - ou "Órgão ao quadrado/ O mais lento possível", do compositor americano John Cage.

(...)

O concerto começou no dia 5 de setembro de 2001 (...) A composição, que originalmente duraria 20 minutos, começa com um silêncio - por um ano e meio o único som emitido foi o ar. As duas primeiras notas foram tocadas em fevereiro de 2003, e outras três, anteontem.

(...)

Cerca de dez mil (grifo meu) turistas visitaram a cidade, que fica a 100km de Hannover, entre abril e setembro de 2003, para ouvir as três primeiras notas.
"

Eu nem vou comentar sobre a importância ou desimportância desse tipo de "vanguarda", onde o que vale é o experimentalismo, por mais exdrúxulo que seja, e foda-se a beleza da arte (que no final é o que importa). Nem falarei da babaquice de fazer um "concerto" de 639 anos de duração cujo os primeiros sons - um ano e meio! - são feitos pelo ar. Não são essas duas coisa que mais me intrigam.

O que me deixa realmente preocupado é o fato de 10 mil pessoas irem visitar a cidade apenas para ouvirem as três primeiras notas disso. O turismo alemão deve estar mesmo em crise....
|
Comments:
<$BlogCommentBody$> # posted by <$BlogCommentAuthor$> : <$BlogCommentDateTime$><$BlogCommentDeleteIcon$>
<$BlogItemCreate$>

Visitem Tem novidade no Chaos


Os arquivos do antigo Hanz