Ranzinza.blogspot - 1001 motivos para odiar a humanidade
Preferidos
[ 10.11.03 ]

Cantando junto...


O Dapieve falou em uma das suas crônicas há algum tempo, sobre a mania dos brasileiros de sempre "cantar junto" com o cantor que está em um palco a sua frente. Pode ser o James Hetfield ou o João Gilberto: seja um show de rock pesado ou uma apresentação intimista de bossa nova, o brasileiro gosta mesmo e de "soltar a voz na estrada".

Se o cara está num estádio com 15 mil pessoas suarentas a sua volta , urrando "Sad But True" do Metallica, cantar junto nem é problema. Agora, vai explicar pro cara que ficar cantando "Desafinado" num teatro em silêncio absoluto para ouvir o João pode ser inconveniente. Não dá...a vontade de cantar do sujeito é primal....

Fui no sábado ver um show da Virgínia Rosa no Itaú cultural. Pra quem gosta de samba e não a conhece, lamento: a moça é o fino! Virgínia está fazendo atualmente um show com repertório da Clara Nunes, o que já era atrativo suficiente para a ida à apresentação. E com ingressos a R$ 0,00, era o programa ideal para minha situação periclitante.

O show foi excelente, como dificilmente poderia deixar de ser. Só teve um problema: a platéia. Não sei se é pela falta de costume ou se é pela empolgação que as músicas causavam, mas todo mundo resolveu cantar junto. E a "cantora de auditório" mais empolgada estava sentada onde? Acertou quem falou "ao seu lado".

A moça paulista me surpreendeu pelo conhecimento do repertório, feito 90% de sambas tipicamente cariocas. Na primeira música, achei curioso. Na segunda, interessante ver seu conhecimento. Depois da quinta música com a moça me impedindo de ouvir a bela voz da Virgínia, eu já queria dar um tapa nos córneos da garota.

E assim foi, o show todo. No final, a garota só faltou subir no palco. Ela gritava as músicas, imitava os gestos da cantora e tentava (inutilmente, claro) sambar sentada, ao meu lado...

O que eu fiz? Nada, claro, além de aumentar as possibilidades de ganhar uma úlcera. Meu melhor argumento pruma hora dessas, eu não podia usar. Eu diria à ela: "Eu paguei para ouvir a cantora, não você!"....
|
Comments:
<$BlogCommentBody$> # posted by <$BlogCommentAuthor$> : <$BlogCommentDateTime$><$BlogCommentDeleteIcon$>
<$BlogItemCreate$>

Visitem Tem novidade no Chaos


Os arquivos do antigo Hanz