Ranzinza.blogspot - 1001 motivos para odiar a humanidade
Preferidos
[ 13.8.03 ]

Xenofobia


Esse eu peguei no Big Blog, do Tiago....



"Essa campanha não acontece só na internet, mas os maníacos do Movimento Brasil já espalharam cartazes semelhantes por vários pontos no centro do Rio. Eu até que acho maneiro. Porque essa coisa de santificar qualquer defunto é muito sem graça."


Concordo com o cara. Mas nem é sobre a morte do velhote global que eu queria falar. É sobre esse Movimento Brasil. Estava conversando com um amigo paulista ontem e comentei sobre esses caras. Ele nem imaginava o que era. Se eu tivesse achado o link do site deles - é, eles tinham um site. Aliás, site não, sitio! - vocês iam entender porque Tiago chama os caras de maníacos.

Tá, beleza, é legal defender o orgulho pátrio e tal, mas os caras são radicais demais. A cidade é coberta pelos seus cartazes a favor da valorização da cultura brasileira e pregando a execração de qualquer expressão cultural estrangeira. Nem preciso dizer que tudo o que for estadunidense (se eu falo americana para me referir aos EUA, era capaz dos xiitas me caçarem aqui em SP) é terminantemente detratado. É a opinião dos caras, deve ser respeitada, entendo isso. Mas quando eles deixam de fazer cartazes, digamos, educativos - pregando a utilização do português ao invés das expressões idiomáticas gringas, no que em muitos casos eu até concordo - e começam a emporcalhar os muros da cidade com palavras de ordem do nível de "Halloween é o caralho, viva a cultura nacional!", eles já largaram o protesto construtivo e partiram para agressão, pra não falar em total falta de educação. Esse tipo de nacionalismo radical, que exala xenofobia, me lembra um tal de CCC, que com a desculpa de "livrar o país do comunismo, essa praga estrangeira!", cometia várias barbaridades.

Não vou dizer que não um pouco simpático à causa dos sujeitos porque seria mentira. Mas tudo o que é radical acaba se perdendo em seus próprios objetivos. Falar que tudo que é brasileiro é ótimo e nada de fora presta é ser simplista (ou pros menos eufemísticos, burrice da grossa). E é nisso que os caras pecam. Não parece ser um movimento maduro, que vá conseguir algo; parece mais um bando de moleques esperneando. E o pior é que a juventude esquerdista-secundarista-leninista adora o movimento e mais que isso, o mantém, comprando milhares de camisetas e adesivos do Movimento. Bom, é o dinheiro deles, mas eu sei que na adolescência, todos são idealistas por natureza.

Mas tem uma história legal sobre isso tudo. Estava passando pelo Lgo. Do Machado - no Rio - com um amigo há uns meses e ele me mostrou um BR 800 (lembram daquele carrinho da Gurgel?) todo adesivado com palavras de ordem do Movimento Brasil. Meu amigo, que mora na região, me falou que aquele era o carro do criador do Movimento.

Pensem bem: pro cara andar por aí com um BR 800, um dos piores automóveis (???) já fabricados por aqui, ele deve ser mesmo o cara mais nacionalista que existe!


Viva o Brasil, mas o BR 800 é exagero...
|
Comments:
<$BlogCommentBody$> # posted by <$BlogCommentAuthor$> : <$BlogCommentDateTime$><$BlogCommentDeleteIcon$>
<$BlogItemCreate$>

Visitem Tem novidade no Chaos


Os arquivos do antigo Hanz