Ranzinza.blogspot - 1001 motivos para odiar a humanidade
Preferidos
[ 20.7.09 ]

Fim do Senado JÁ!!!!


Na Rolling Stone desse mês - a que tem o Ronalducho na capa - veio um excelente entitulado "Senado: Criação Antidemocrática", infelizmente sem sequer um trecho no site da revista. Dalmo Dallari, professor de direito da USP e juiz do Tribunal Permanente dos Povos, explica brevemente a origem do senado brasileiro e os justifica uma tese controversa, mas que certamente ganharia o apoio de muita gente em Tupinicópolis: o fim do Senado seria possível juridicamente e traria inúmeras vantagens para o País.

Segundo o Dalmo, o legislativo bicameral brazuca é uma cópia vinda dos Isteites. Só que enquanto nos EUA o Senado foi criado para dar mais peso para os estados menos populosos (e, por conta disso, com menos representantes na câmara dos deputados), no Brasil essa justificativa não se aplica. E mais: o bicameralismo não faz partes das cláusulas pétreas da Constituição Nacional. Ou seja: uma emenda constitucional poderia extinguir o Senado. Como diz Dallari: "Isso não traria qualquer risco ou prejuízo para a Democracia brasileira, que, na realidade, teria um aperfeiçoamento, com a redução da complexidade do processo legislativo e, consequentemente, do tempo de tramitação dos projetos de lei, além de se criar maior possibilidade de acompanhamento desse processo pelo povo. Em complemento, haveria uma considerável redução de gastos, o que também seria benéfico para todo o povo, que paga para a existência de um aparato desnecessário e prejudicial à democracia."

Em tempos de Sarney e atos secretos, quanto menos gente no legislativo, melhor. Seria menos um escoadouro de dinheiro público e menos uma razão para que governo e oposição façam suas negociatas em troca de cargos. Por essas e outras, não tem como não apoiar a campanha Fim do Senado JÁ!


A campanha já existe e tem até site...
|
Comments:
<$BlogCommentBody$> # posted by <$BlogCommentAuthor$> : <$BlogCommentDateTime$><$BlogCommentDeleteIcon$>
<$BlogItemCreate$>

Visitem Tem novidade no Chaos


Os arquivos do antigo Hanz