Ranzinza.blogspot - 1001 motivos para odiar a humanidade
Preferidos
[ 22.10.07 ]

Lista de aniversário


A Rolling Stone brazuca completou um ano nas bancas e sua edição comemorativa saiu esse mês. Como presente para seus leitores, foi feita uma lista com os 100 maiores discos da música brasileira.

Esse tipo de lista todo mundo está cansado de ver, mas há um pequeno detalhe: não são os 100 MELHORES e sim, os 100 MAIORES (seja lá o que isso siginifica. Pela duração dos disquinhos é que não é). Ou seja: a subjetividade passa da questão qualitativa e vai a outros terrenos mais complexos como influência, importância histórica, etc, etc, etc....

É uma lista corajosa. Temos como hábito nessas listas separar a música nacional "séria" (MPB, Choro, Samba) da "não-séria" (o pop rock produzido por cá desde a Jovem Guarda). E a coragem entra justo aí: na lista vemos Noel Rosa, Tom Jobim e Chico Buarque ao lado de Blitz, RPM e Raimundos. Eu confesso que não consigiria fazer uma lista dessas. Pra mim, ainda é assim: uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

Mas como toda lista - e ainda mais essa de "maiores" - muitas ausências e equivocos, mesmo se levarmos em consideração critérios além da qualidade musical dos discos. Por exemplo: na lista não há o Defalla ou Fellini, duas das bandas mais importantes da década de 80. Ironicamente, o pessoal do Manguebit sempre cita as duas bandas como influência e, na lista, Nação Zumbi e Mundo Livre S/A têm dois discos cada. E outra: por mais que tenha sido "importante" no seu momento histórico, não dá pra levar muito a sério uma lista que coloque "As Aventuras da Blitz" na frente de qualquer disco do Caetano Veloso.

Mas mesmo assim, a lista é interessante, tem seus acertos e sempre vale a pena comprar a RS. Recomendo ....


Mesmo com o Faustão na capa, vale a compra...
|
Comments:
<$BlogCommentBody$> # posted by <$BlogCommentAuthor$> : <$BlogCommentDateTime$><$BlogCommentDeleteIcon$>
<$BlogItemCreate$>

Visitem Tem novidade no Chaos


Os arquivos do antigo Hanz